Cada fragrância é sempre composta por três tipos de notas: de saída, de corpo e de fundo. O que vai variar é a quantidade de notas de cada tipo.
As notas de saída (cítricas e ervas) são aquelas que serão sentidas nos primeiros 30 minutos. Em seguida sentimos as notas de corpo (frutal e floral), que duram em torno de 4 horas, e por fim as notas de fundo (adocicadas e amadeiradas).
Toda fragrância é composta por esses três tipos de notas, assim um perfume não terá o mesmo cheiro de quando o aplicamos, no final do dia.
Os perfumes ou eau de parfum tem mais notas de fundo, assim ficam mais tempo na pele e bastam algumas gotas.
Já as águas de banho têm mais notas de saída, pois são feitas para serem usadas em abundância.
As deo-colônia ficam no meio termo, pois têm mais notas de corpo.
Além disso cada pele reage de uma maneira para o mesmo tipo de perfume. Fatores como transpiração, cigarro, alimentação (alho, por exemplo) e até o amaciante de nossas roupas podem interferir na forma como o perfume reage com nossa pele.
E finalmente, tem o caso da saturação olfativa, ou seja, a pessoa já se acostumou com o cheiro do perfume e não tem a mesma percepção do odor como as outras pessoas. Todos em volta sentem e até reclamam que passou demais, menos a pessoa que usa...
Concluindo, quando escolhemos um perfume o ideal é saber se queremos algo mais leve, mais encorpado ou intermediário. Isso depende do gosto de cada pessoa.
Créditos a Mônica Braga - Consultora Campinas
Nenhum comentário:
Postar um comentário